05/12/2025

Assembleia Geral do Tecnoagro Apresenta Resultados Sólidos, Detalha Estratégia 2026 e Formaliza Novo Conselho

 

A Assembleia Geral Ordinária do Tecnoagro, realizada na noite da quarta-feira, 3 de dezembro, na Bella Veneto Galeteria, marcou o encerramento de 2025 com o fortalecimento de iniciativas, decisões e parcerias. Mantendo o propósito de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio com base na inovação e no conhecimento, o encontro pautou-se pela apresentação de resultados sólidos e pelo detalhamento do plano estratégico para 2026, culminando na eleição e posse do novo Conselho Curador e Conselho Fiscal para o biênio 2026/2027.

 

BALANÇO 2025 E CONEXÃO COM O MERCADO

            A Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e da Agroenergia encerra 2025 celebrando bons resultados, sinergia entre os associados e a consolidação de sua atuação como agente fundamental na articulação entre pesquisa, poder público, setor privado e sociedade civil. Vertical do agronegócio no UPF Parque, o Tecnoagro conecta, atualmente, 45 associados.

A gestão apresentou um balanço robusto, com 12 projetos técnicos em andamento e 95 atividades e eventos realizados, incluindo fórum científico, missões e visitas técnicas, workshops e participação em feiras e eventos.

Entre as principais entregas de 2025, destacam-se:

•⁠ A 1ª edição do Hackathon Tecnoagro.

•⁠ A assinatura de um convênio entre a Associação e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, prevendo a realização de projetos de pesquisa.

•⁠ A participação de destaque nas Feiras Impacta Coop 2025 e Feitech 2025.

 

            Presente na Assembleia, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, destacou a sinergia entre os players da Associação: “A complementaridade das empresas, a conexão nos propósitos e nos projetos técnicos, a entrada de novos associados e tantas outras ações, tudo isso nos mostra o que uma vertical bem construída agrega em toda a cadeia. Engrenamos um projeto que impulsionará o agro nas diferentes pontas”, pontuou a reitora.

 

NOVAS PARCERIAS: JBS, BIOFERTAL E NIKOLA 369

            Entre os destaques da Assembleia esteve a apresentação das novas empresas associadas, que reforçam o perfil tecnológico e global da Associação: a Biofertal (startup de P&D com foco em bioinsumos de microalgas); a Nikola 369 (tecnologia para energias renováveis); e a JBS, líder global da indústria de alimentos.

A chegada da JBS, com sua segunda maior unidade de aves localizada em Passo Fundo (abate diário de 310 mil frangos e mais de 2.600 colaboradores), valida o modelo de atuação do Tecnoagro. Para o presidente do Tecnoagro e gestor do UPF Parque, Ricardo Fantinelli, o novo associado reforça a missão da entidade: “O desafio de um ecossistema é transformar conexão em resultado. Com projetos em andamento como a Usina de Amônia Verde e a solução de Irrigação Subterrânea, a chegada de empresas como a JBS é a validação máxima desse modelo: uma líder global, trazendo sua segunda maior unidade de aves para dentro da associação, em busca de soluções complexas, por exemplo, em eficiência, resíduos e energia,” disse.

 

ESTRATÉGIA 2026 E NOVOS PROJETOS

            O encontro debateu a projeção orçamentária e a estratégia para 2026, que visa garantir que o Tecnoagro continue sendo um catalisador de tecnologia de ponta, sustentabilidade e eficiência produtiva. O plano foca na expansão da infraestrutura, no aprofundamento das linhas de pesquisa em agroenergia e na busca por novas parcerias. Além disso, será inaugurado o novo espaço no UPF Parque, previsto para a metade de 2026. A agenda do próximo ano prevê a continuidade do diagnóstico de oportunidades e ações importantes como o Conexão Tecnoagro 2026. Além disso, a Associação planeja o lançamento de novos eventos:

•⁠  ⁠Encontro de Negócios Tecnoagro: evento em formato de rodada de negócios;

•⁠  ⁠Agrotalks Tecnoagro: evento de compartilhamento de cases e boas práticas;

•⁠  ⁠Troféu Tecnoagro 2026: premiação anual para reconhecer os melhores projetos;

•⁠  ⁠Tecnoagro Roadshow 2026: Missões nacionais para ecossistemas de inovação.

 

ELEIÇÃO E NOVO CONSELHO

            A Assembleia foi marcada pela eleição do novo Conselho Curador e do Conselho Fiscal para o biênio 2026/2027, garantindo a continuidade da agenda de crescimento.

Composição do Conselho Curador:

•⁠  ⁠Presidente do Conselho: Pedro Gilberto Bertagnolli (Sementes Butiá)

•⁠  Vice-Presidente: Evandro Martins (Grupo J2M)

Conselho Fiscal:

•⁠  ⁠Alexandre Palagio (Sicredi)

•⁠  ⁠Paulo Montagner (PRM)

•⁠  ⁠Rodinei Candeia (HCO)

            O senhor Pedro Gilberto Bertagnolli, em seu primeiro pronunciamento como Presidente, destacou a importância da sinergia com a pesquisa: "É uma grande satisfação que hoje a gente está à frente do Tecnoagro. É muito importante para toda a agricultura esse movimento que a gente está fazendo, atrelada a pesquisa científica junto ao UPF Parque e demais instituições. Muito obrigado, e todos estão convidados a participar."

 

COMPROMISSO COM O FUTURO

            O Tecnoagro reitera sua confiança no novo conselho e afirma estar plenamente preparado para alcançar as metas estratégicas de 2026, ampliando seu papel no desenvolvimento científico, tecnológico e no fortalecimento do empreendedorismo em todo o setor do agronegócio e da agroenergia.